quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atividades do módulo II - Internet, Hipertexto, Hipermídia

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Aluna: Sidnéia Borges

Turma: Anastácio-MS

Atividade 2.2 – Navegando em busca do conceito de hipertexto

Módulo II

Foram listadas várias páginas, mas as que eu utilizei foram duas citadas na referencia, esses links me ajudaram a compreender melhor o que é hipertexto. Navegar em busca do conceito de hipertexto foi uma experiência boa que me indicou caminhos para o entendimento do assunto.



O hipertexto, sendo inserido na educação, trabalha a autonomia, a interação e a construção de conhecimentos. É de fato um recurso que organiza conhecimentos, que possibilitam a construção de dados com acesso associativo, imediato, intuitivo, combinando som, imagem e texto, ou seja, é a própria internet, que nada mais é que um grande hipertexto.
É de suma importância a qualificação do professor no que se diz respeito à informatização, para que assim o mesmo venha a transformar os conteúdos existentes na internet e no próprio computador em conhecimento para seus alunos, auxiliando assim nas pesquisas e levando novos elementos para compor sua aula, inovando os métodos de ensino-aprendizagem, estimulando a vontade de aprender.

Sites Consultados:

http://raquelqk.blogspot.com/2009/05/percepcoes-ao-navegar-em-hipertextos.html

Acessado em 20/05/2011.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto.

Acessado em 20/05/2011.


Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs

Aluna: Sidnéia S. Borges

Tutora: Maristela B. Galhardo

Turma: Anastácio-MS

Atividade 2.3 – Conceituando hipertexto individualmente

Módulo II

Sites Consultado: http://raquelqk.blogspot.com/2009/05/percepcoes-ao-navegar-em-hipertextos.html: Acessado em 20/05/2011.

Percepções ao navegar em hipertextos..



Temos no hipertexto uma das importantes ferramentas que procuram possibilitar a participação ativa do usuário na construção do conhecimento. Professor e aluno tornam-se mais ativamente participantes em relação ao processo de construção de conhecimentos, à medida que o hipertexto é construído de forma cooperativa, com interação mútua, sendo um espaço de construção de conhecimento efetivamente coletivo.
Utilizando o hipertexto em sala de aula com certeza teremos a diversificação das aulas maçantes em que o aluno apenas ouve o professor e aceita suas informações/explicações como única e possível fonte da verdade. Mas esse instrumento, quando utilizado em sala de aula, precisa ser empregado de maneira adequada, tendo claros os objetivos que se quer alcançar. Dessa forma, o hipertexto se torna mais um recurso pedagógico possível ao ensino/aprendizagem, mudando as relações dentro do espaço da sala de aula.

Conclui que o hipertexto é um recurso que auxilia o professor a organizar suas aulas de forma mais dinâmica Possibilitando ao aluno um aprendizado inovador que desperta o interesse de querer adquirir mais conhecimentos.


atividade 2.4 - Conceituando hipertexto coletivamente


Comentando o texto da professora Sonia Becker-

Concordo com Você professora, que o hipertexto quando cuidadosamente planejado pode apresentar inúmeras vantagens, principalmente no processo ensino e aprendizagem. E o professor utiliza dessa ferramenta pedagógica para organizar sua aula e material em diferentes disciplinas ministradas simultaneamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário