segunda-feira, 13 de junho de 2011

Atividades do Módulo I
Atividade 1.1 - Reflexões iniciais

Atividade 1.1

Reflexões iniciais

De acordo com Pozo (2002), a sociedade passa por uma exigência de novos conhecimentos e quanto mais se aprende, aumenta o fracasso, mas sempre tentando aprender. O autor deixa claro que, o fracasso escolar muitas vezes acontece por essa demanda de muitas informações e conhecimentos exigidos pela própria sociedade. As novas tecnologias da informação é uma ferramenta fundamental para o professor utilizar no processo ensino-aprendizagem. Conforme o texto, observamos que essa nova forma tecnológica não depende apenas de adaptações instrumentais para a aprendizagem, mais temos que nos adequarmos as novas exigências da sociedade, aperfeiçoando nosso conhecimento para que dessa forma possamos mudar o rumo da educação.

Atividade 1.2 Quem eu sou como Aprendiz.



Ser professor nos dias de hoje é um grande desafio!

Pois o professor tem que, acima de tudo, gostar muito do que faz, por que são muitas cobranças e criticas... E que tenha um perfil, paciente, criativo, humilde, carismático e muito mais... Além de sempre se dedicar a pesquisa, incentivando a busca de novos saberes, através da realidade que o cerca, respeitando a individualidade de cada aluno.

Eu posso dizer que sempre tentei fazer o melhor, mas sei que pela minha falta de experiência cometi algumas falhas. Mas confesso que as falhas cometidas, foram na intenção de fazer o certo. O melhor de tudo é a lição de vida que aprendemos com os alunos.

Atividade 1.3 - Tecnologia na escola

Reflexão: Educação e Tecnologia.

De acordo com o vídeo de Laudislau Dowbor. “Educação e Tecnologia” (2004). As novas tecnologias da Educação muda o futuro da educação do Brasil, pois as densidades de conhecimentos estão aumentando em todas as áreas. Laudislau acredita que a escola precisa repensar no seu papel no sentido mais amplo, sendo menos lecionadora e mais organizadora de conhecimentos. E a escola precisa está sempre atualizando os seus conhecimentos e a metodologia precisa ser muito mais centralizada no processo das novas tecnologias.


Atividade 1.4 –Tecnologia Na Escola

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087014/Tur136855/img_upload/Ativ1-4_sidneia.ppt

Atividade 1.5 - Aprendizagem Significativa:

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod087014/Tur136855/img_upload/ativ1-5_sidneia.doc

Atividade 1.6 - webquest sobre projetos de aprendizagem:

Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada que encaminha os professores a criação de ambientes desafiadores de aprendizagem.

Webquest também é uma atividade de parceiros interessados em fazer uma Educação atualizada, de qualidade e que utiliza bem a riqueza de informações proporcionada pela rede mundial de computadores.

Por isso nós professores precisamos saber aproveitar a riqueza de informações disponíveis na Web.






1

Nenhum comentário:

Postar um comentário